.

.
Entrevista com YO9RIJ, novo presidente da EURAO


Petrica Stolnicu, YO9RIJ , 43, é o novo presidente da EURAO , eleito na última Assembleia Geral para o período 2017-2019. YO9RIJ já foi vice-presidente da EURAO desde 2015 e vice-presidente fundador da ARR .
Nesta recente entrevista realizada pela jornalista Simona Ungureanu, YO9-0158, pode descobrir mais sobre ele, sua carreira como radioamador, seus interesses e objetivos.
Em primeiro lugar, deixe-me felicitá-lo pela sua nomeação como presidente da EURAO.
Muito obrigado. É uma grande honra e responsabilidade para mim representar radioamadores de toda a Europa e além.
Com certeza, muitos radioamadores estão perguntando quem é YO9RIJ e como ele surgiu?
Sobre o indicativo atual YO9RIJ, posso dizer que o fascínio pelas construções eletrônicas e de rádio surgiu no ensino médio, onde um professor de engenharia eletrotécnica, um assunto que ensinavam na escola na época, teve a coragem de organizar uma atividade de eletrônica extra-curricular para crianças nos anos comunistas.
Foi quando a chama de rádio foi acendida na minha alma. As coisas evoluíram ao longo do tempo, como é natural e conheci e experimentei coisas novas. Gostei de cada coisa nova que descobri. Eu tinha ouvido falar do código Morse que me fascinou instantaneamente e, no final do curso de eletrónica, comecei a construir o meu primeiro transmissor de código Morse com recortes de aglomerados à base de madeira, uma bateria, uma lâmpada e um interruptor usado como um oscilador e manipulador. Foi a faísca que abriu o caminho para o indicativo de rádio amador YO9RIJ.
Como as coisas evoluíram desde o primeiro contato com o radioamadorismo?
Entrei em contato com o radioamadorismo na era comunista no início do ensino médio e descobri o hobby como porta de entrada para a liberdade. O sentimento ainda persiste mesmo que, agora, vivamos em tempos diferentes.
A certificação HAREC é muito mais fácil em comparação com o tempo em que o recebi. Talvez a falta de liberdades políticas naqueles anos tenha tornado a beleza do hobby de radioamador mais excitante. É claro, é a opinião de um OM que viveu durante um regime totalitário e que agora fala de uma democracia adiantada.
Como você conseguiu de YO para EURAO?
O radioamadorismo sempre foi um hobby, mas na Roménia ainda é um tema tabu. A maioria dos radioamadores sabe que o rádio é um hobby, mas os representantes consideram um desporto. Uma ideia comunista que é uma presença tóxica em nossos dias. O radioamadorismo ocorre sob o guarda-chuva de um ministério do desporto e isso me intrigou porque vi como a gestão de tal instituição suprime o espírito livre de conhecimento que o radioamadorismo promove. Alguns anos atrás, juntamente com outros radioamadores que compartilham o meu ponto de vista, criei a Romanian Radio Club Association - Asociatia Radioclubul Romaniei, ARR - como uma escolha alternativa. Implicitamente veio o relacionamento com a EURAO. ARR e EURAO existem em princípios semelhantes e compartilham os mesmos valores. Era normal fazer uma simbiose e o caminho para a EURAO. A hierarquia era um fato natural que veio por si só. Descobri uma EURAO que precisa de se tornar mais forte a cada dia que passa e ainda retém os valores fundamentais do radioamadorismo e que integra perfeitamente as necessidades dos radioamadores em todo o mundo.
Isso pode ser uma coisa que pode dar a muitos leitores uma dor de cabeça, mas asseguro-lhe que a EURAO está muito mais próximo das necessidades individuais do radioamador em todos os lugares. A prova são as ações e as medidas tomadas para melhorar o ambiente legal em que os radioamadores europeus estão e não apenas onde praticam o seu hobby. Deste aspeto, gostaria de falar noutra ocasião, porque há muito que falar sobre esse assunto.
Quais são seus objetivos para este mandato?
Certamente, o mandato que comecei está cheio de grandes desafios. Um dos objetivos é fortalecer o relacionamento entre os membros da EURAO e aqueles que são novos membros da associação para que possamos alcançar o maior número possível de atividades conjuntas.
Um objetivo particular é a realização de uma colaboração horizontal e vertical com sociedades similares no mundo. Nesse sentido, várias etapas já foram tomadas. Certamente, os radioamadores descobrirão uma EURAO muito mais ativa e bem definida nas ações empreendidas no âmbito deste mandato.
A EURAO continuará a ser uma entidade independente que defende os interesses dos radioamadores na Europa e no mundo, independentemente das ações de outras sociedades.
Desejo que, no final deste mandato, completemos um programa de comunicação de emergência simplificado, integrado e eficiente. Dar forma ao papel e localização dos radioamadores nesta equação é um dos objetivos importantes.
A EURAO vem com um conceito pragmático no qual os recursos podem ser integrados com o objetivo de apoiar as comunidades nas quais as nossas antenas se desdobram.
O aspecto legislativo da atividade dos radioamadores é outro objetivo. Iniciativas sobre os direitos da antena e as recomendações da UE, tomam forma e tornam-se realidade para que o radioamador disfrute de legislação melhorada que os proteja e lhes permite aproveitar esse hobby sem restrições.
As atividades visíveis sobre a existência de radioamadores à escala global e uma integração conceitual de radioamadores na relação com os cidadãos é um aspecto com o qual trabalho intensamente. A adaptação dos objectivos da EURAO aos requisitos e à evolução da sociedade é uma prioridade para mim e certamente com o apoio dos membros da EURAO, alcançaremos grandes coisas.
Por último, mas não menos importante, a ênfase é colocada no interesse dos jovens pelo radioamadorismo. Serão observados esforços ao longo dos anos e o objetivo é de extrema prioridade.

Estou confiante de que o espírito de radioamador consiga soluções para derrubar barreiras e alcançar esses objetivos.
in www.eurao.org

Sem comentários: